Jane Morais

por Sherif Awad

Jane Morais

-Nasci em familia de Músicos, meu pai  por hobbie  e meus irmãos músicos profissionais. A Musica sempre fez parte de minha vida. Ingressei nesta profissão  pelas mãos de meu irmão Sidney Morais, aos 16 anos, como cantora na orquestra do Zezinho e Luiz Arruda Paes, cantando temas de jazz. Depois  em 1964, estreei como cantora no  famoso   João Sebastião Bar, considerado “O Templo da Bossa Nova ” e assim entrei para o  selecionado nucleo da Bossa Nova. Nessa época participava também de grupos de jazz, onde participei do 1º clube de jazz de São Paulo  o ” Canja “Clube dos Amigos do Jazz. Em 1964 criei com meus irmão Sidney e Roberto Morais, o Grupo Vocal “Os 3 Morais”, onde  pude ingressar para a carreira televisiva. Os 3 Morais foi um Grupo Vocal muito famoso nessa época e foi considerado o Trio vocal mais afinado do Brasil.( veja no youtube).

Nesse ano de 1964 o  Grupo vocal  Os 3 morais, foi contratado pela Tv Record, onde atuamos ao lado de Elis Regina no programa “O Fino da Bossa”  e também no  programa “Para ver a Banda passar”, com  Chico b. de Holanda e Nara Leão, alem de outros  programas . Os 3 Morais, participaram de todos os festivais de musicas dessa época. lançando grandes compositores como Egberto Gismonti , Eduardo Gudim, entre outros. Os 3 morais participaram de shows e discos de Chico B. de Holanda, Eduardo Gudim, Baden Powell.

Entre muitos projetos musicais, houve o 2º disco de Chico B.de Holanda, onde  a pedido do Chico, cantei sozinha sua 1ª musica   sobre o universo feminino que chamou-se “Com açucar com Afeto”  –   –  e dividi com ele e meus irmão Morais,  também no mesmo disco ,o lançamento da musica “Noite dos Mascarados”. 

 

– minhas referencias musicas foram :  Dolores Duran, Anita O’Day, Chet Baker, João Gilberto.

-Considero o Estudo  a alma de todas as profissoes. É sempre bom ter uma formação. 

Logo que terminei o ginasial, começei minha profissão de cantora  em orquestras de bailes, não tive mais tempo para estudar e em minha época  não existiam Escolas de Musica , tive  então que aprender na prática, pois  eu vivia  e convivia com musicos ; No momento ja são 60 anos de musica ! É sempre satisfatorio ver que  tive 8 anos sucesso  na MPB com o grupo vocal Os 3 Morais, de 1964 até 1972 

E tambem  depois disso, na musica POP,  com a dupla Jane & Herondy de 1974 ate os dias de hoje. e a partir de 1991, voltei  tambem a cantar sozinha, como Jane Morais, em repertorio de Bossa Nova e Jazz.

Mas o espirito aventureiro de todo o Artista sempre quer mais e um sucesso internacional seria bem vindo.

5ª -Existem desafios relacionados a gênero como mulherversus profissão que você enfrenta agora?

5ª -Antigamente durante  os anos de  sucesso de  Jane & Herondy  era bem dificil , porque sempre fui mais mãe do que artista,  

..Tenho 2 filhas e 1 neto…. Infelizmente  o meio musical esta muito depreciado, piorou muito a qualidade da Musica Popular Brasileira,  e não falo só pela Musica, em todas as formas de Arte, existe muita falta de informação e de vontade de fazer acontecer.

Mas penso que isso se dá pela falta de  boa educação, 

Precisamos de Professores bem  preparados, melhores condiçoes  de ensino e de  Politicos que se preocupem em trabalhar mais  para melhorar  a  qualidade  da educação, do que  em trabalhar só para seus beneficios proprios. 

 Hoje em dia com o advento da internet, ficou muito mais facil a divulgação de novos projetos musicais e de shows,  bem diferente de antigamente, quando toda a divulgação tinha que vir  através de uma grande gravadora. 

Quando lançávamos um album,  tinhamos 45 dias  de divulgação  intensa por todo o Brasil, era um trabalho árduo com  muitas viajens e depois continuavamos trabalhando o projeto, ate gravarmos outro.

Hoje tudo ficou mais facil, mas em contrapartida, qualquer um que se proponha a fazer sucesso pode se expor e virar um artista, e é ai que mora o perigo das coisas mal feitas.

Como tenho muitas gravações de todos estes anos de vivencia musical, continuo viva na midia digital e televisiva  e graças a Deus com muitos fãs.

– A dupla  Pop Jane & Herondy,  continua  ativa, viajamos  muito pelo Brasil com nossos shows, e também estamos sempre fazendo programas de TV

Como Jane Morais, faço  meus shows em locais especializados em bossa nova e jazz.

Temos uma produtora que nos  da assessoria.

projetos atuais e futuros: ane & Herondy,  neste ano de pandemia,  fizeram  2 lives   patrocinada , continuam com canal no youtube e já tem shows contratados para 2021.

Jane Morais  em 2021, agenda  de shows didáticos  para a SME e tambem lançamento de livros.

https://janeherondy.com.br/

https://janemoraescantora.blogspot.com/

https://youtube.com/c/Jane3Morais

MeetingVenus.com
MeetingVenus.com
Articles: 586