Dicas da Maia

Dicas da Maia
-Meu nome é Josi Maia, sou brasileira e nasci no interior de Minas Gerais, em uma cidade histórica e berço do Teatro de Revista, a cidade de São João Del Rei. 
Desde muito nova sempre fui apaixonada pela arte; dança, teatro, cinema, música… Sempre fiz apresentações na época da escola, nos eventos do bairro onde eu morava, na igreja… e onde houvesse oportunidade.
Meus pais sempre me apoiaram, porém, nunca imaginaram que eu faria desse lazer, minha profissão.
Comecei a estudar teatro e música no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier e lá fiquei durante aproximadamente 8 anos. Estudei Canto lírico, coral, violão, violino e teatro. Fui monitora junto com uma das minhas professoras de teatro, promovi algumas oficinas de Teatro no Festival de Inverno em algumas cidades do interior de Minas Gerais, fiz parte do Projeto piloto da graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João Del Rei e me mudei por volta dos 23 anos para Belo Horizonte, MG onde comecei a trabalhar com Teatro Empresarial.
Um ano depois de trabalhar com esse perfil de teatro, abri minha própria empresa de Teatro Treinamento e esse ano a empresa completa 14 anos.
Nesse período, paralelo à empresa de teatro, realizei outros projetos como por exemplo um bar bazar cultural, onde eu promovia eventos com drag queens, shows musicais, gastronomia e vendas de peças de roupa e artigos novos e seminovos no formato brechó.
Ainda paralelo ao trabalho com Teatro, criei 2 blogs, um de literatura e um de Lifestyle com foco em Moda, Beleza e Viagem, sendo que o Blog de Lifestyle, Dicas da Maia, continua até hoje, compondo meu trabalho como Influenciadora Digital junto às minhas outras redes sociais.
-Quando adolescente, sempre assisti muitas novelas junto com minha mãe, bem como algumas séries brasileiras, então sou uma grande fã de muitas atrizes brasileiras como: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Patrícia Pillar, Alessandra Negrini e Adriana Esteves.
O cinema sempre foi uma grande paixão também e sou uma grande admiradora de Julianne Moore, Meryl Streep, Anne Hathaway, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Sarah Jessica Parker, Jennifer Lawrence, entre outras.
No Teatro, admiro algumas das atrizes brasileiras que citei acima, e acrescentaria Ingrid Guimarães e a falecida, mas jamais esquecida, Marília Pêra. E no Teatro Musical, a atriz Sierra Boggess.
Na dança não cheguei a ter inspirações muito específicas. Era um universo que eu gostava mas não acompanhava tanto. Hoje sou uma grande fã de Deborah Colker.
-Apesar de acreditar no talento, acredito que a arte requer estudo, seja a música, a dança, o teatro, a pintura, o desenho… se não o estudo em uma instituição, com professores particulares, sozinho…, pelo menos a prática, que não deixa de ser um estudo.
-Amo o que faço, e poder trabalhar com o que amo, é de fato muito satisfatório. Mas quanto maior o reconhecimento, mais prazeroso se torna trabalhar com arte. E acredito que em qualquer profissão…
E mesmo que o dinheiro seja importante, para o artista, creio eu, não há nada mais satisfatório, mais prazeroso… que o reconhecimento.
-Desafios relacionados à gênero existem sim. Acredito que estamos evoluindo, mas eles ainda existem. 
Falando da área em que atuo hoje, que é a área do Treinamento Empresarial através do Teatro, posso dizer que um dos desafios seja aumentar a representatividade das mulheres, através das atrizes em cena, representando essa presença, mesmo em áreas operacionais e, consequentemente, conseguir, não só representar a realidade atual, onde a maioria empregada nessa área é masculina, mas também mostrar que é possível existirem mulheres, com a mesma competência, realizando trabalhos “considerados” exclusivamente masculinos e serem respeitadas independente da área de atuação. E acredito que, apresentando em empresas com elencos mais femininos que masculinos, posso colaborar com essa mudança de pensamento. 
Dicas da Maia
-Tanto no Teatro, como no trabalho como Influenciadora Digital e Broadcaster, sempre analiso se preenche o perfil, se tenho tempo hábil para entregar esse trabalho da melhor forma possível e dentro do prazo, de modo que atenda público, contratante e que me preencha de alguma forma; e claro, se vale a pena financeiramente, e se não vale, quais são as possibilidades de retorno que ele pode me dar, tanto para novos trabalhos, expansão de público e realização pessoal.
-Meus projetos atuais estão muito ligados à música e ao teatro, porém em transmissões ao vivo em um aplicativo chamado Live Me, onde meu objetivo é levar entretenimento e variadas formas de arte; além da retomada ao trabalho com minhas redes sociais (Blog Dicas da Maia, Instagram, Facebook, Pinterest, Linkedin, Tumblr…), que já começam na próxima semana, com dicas de Moda, Beleza e Viagem. E futuramente, mas não tão distante assim, retomar meu trabalho com produção de vídeos, com foco maior no You Tube e produção de clipes de paródias bem humoradas. E com um prazo um pouco maior, a abertura de uma filial da minha empresa de Teatro Treinamento, a Cia Solo.
E pra quem quiser acompanhar o meu trabalho, tanto no Teatro, quanto na música ou como Influenciadora Digital, seguem abaixo minhas redes sociais:
MeetingVenus.com
MeetingVenus.com
Articles: 586